segunda-feira, 13 de julho de 2009

A legitimação de interesses em uma luta pode justificar a destruição sem complacência de pessoas inocentes.


A ideologia nazista que ascendia no final do século XIX e inicio do século XX, irá ficar marcada na História da humanidade, por ter sido responsável pelas perseguições realizadas as minorias étnico-religiosas, deficientes, homossexuais e opositores políticos do regime, através de um extermínio sistemático.
A divulgação de idéias racistas e a posterior noção distorcida sobre o “Darwinismo Social” foram abraçadas por propagandistas alemães que pregavam defender sua cultura e seus valores mantendo-se “racialmente puros”. Dentro de uma espécie, os indivíduos diferem uns dos outros, Os mais bem adaptados são os que deixam maior número de descendentes, Darwin não aponta o individuo mais adaptado ao ambiente como superior, esta adaptação apenas o permiti uma maior reprodução e conquista pelo alimento.
Esta idéia infelizmente foi transformada para justificar as ações de dominação do povo Alemão, colocando-se como os principais responsáveis pelo controle do mundo. O intitulado ensaio A Desigualdades das Raças Humanas, Arthur de Gobineau (1816-1882), propunha essa teoria onde afirmava a superioridade da “raça nórdica” sobre todas as “raças” humanas.
Inicia-se então uma política de extermínio das massas consideradas inferiores, a perseguição aos judeus se de forma implacável, os judeus tiveram que usar a imagem da estrela de Davi no braço para serem facilmente identificados, seus bens foram confiscados, lhes tiraram os seus direitos de cidadãos, Em 1938 dá-se a "Kristallnacht", (Noite de Cristal), sinagogas foram destruídas e judeus do sexo do masculino foram enviados para campos de concentração.
De fato se sabe que a ideologia da raça ariana, apresentava profundas contradições, pois o ódio racial nazista foi apenas um pretexto utilizado para tornar os judeus em bode expiatório. O que na verdade Tudo aquilo que representava um entrave no caminho do poder era considerado “judeu” pelos nazistas. Tornando o racismo um meio político para chegar ao seu fim, resultando na morte de milhares de Judeus.
"A ideologia é uma forma de assegurar e manter e exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política".
Marilena Chauí

Por Meiriele Soares


Um comentário:

  1. How to find a casino site? Lucky Club
    A trusted online gambling site that's been operating since 2014. Discover everything you need to know about the UK's leading online gambling Nov 29, 2020 · Uploaded by Lucky Club luckyclub

    ResponderExcluir